Nossa História

Instituído em 2008 pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o Y Mind (Instituto de Prevenção e Tratamento de Transtornos Mentais) atualmente tornou-se uma associação sem fins lucrativos.

O Y Mind tem como meta promover uma nova cultura sobre saúde mental no Brasil (conscientizar, educar, capacitar, prevenir, diagnosticar e tratar precocemente), com o intuito que as pessoas assumam o seu desenvolvimento emocional desde cedo.

Possui programas de vanguarda focados em promoção de saúde mental, redução de estigma e prevenção de transtornos mentais em escolas e instituições de saúde para jovens (Casa do Adolescente – espaço voltado à saúde do Governo do Estado de São Paulo).

O Y Mind está estruturado através de 3 estratégias bem definidas: i. Promoção e prevenção em saúde mental em escolas, centros de saúde e empresas; ii. Pesquisa; e iii. Advocacy.

Ao longo da sua história, desenvolveu formação profissional para mais de 800 educadores em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, atendeu centenas de jovens em risco para desenvolver ou com transtorno mental, além de realizar diversas pesquisas e publicações científicas na área.

O diferencial de sua equipe é a qualificação profissional (professores universitários, doutores e especialistas), a diversidade (psicologia, psiquiatria, educação e neurociência) e a extensa experiência na validação científica de intervenções inovadoras para prevenção de transtornos mentais no setor público.